Sem categoria

Qual é melhor CDI ou CDB? Entenda a diferença entre eles

Se você está querendo se tornar um investidor, por isso, está me busca de opções de investimentos que sejam boas para investidores iniciantes, então saiba que hoje, você terá a oportunidade de poder conhecer ótimas opções de investimento para você que está começando a investir agora, que é o CDB e CDI. Ao conhecê-los e entender melhor como eles funcionam, você tem a chance de investir e obter ótimos rendimentos.

Sendo assim, para que você os conheça melhor e saiba mais sobre ass suas respectivas características, você só precisa continuar ligado no artigo. Iao porque, a seguir, você terá a chance de poder conhecer mais sobre a forma de funcionamento do CDB e CDI, saber mais sobre a relação entre eles, o tempo de retorno, além de outras informações. Por isso, continue acompanhando para ficar por dentro de tudo e saber a forma certa de investir!

Veja também:
O que é aporte de capital? Como funciona e quem pode fazer?
O que é tesouro direto? Como investir corretamente?
Dicas para você começar a criar o hábito de economizar

O que é CDB? 

O CDB é a abreviação para o termo “Certificado de Depósito Bancário”. Este se trata de um dos tipos de investimentos que são oferecidos pelos bancos privados. Sendo assim, o CDB ou Certificado de Depósito Bancário, nada mais é do que o investimento ao qual você irá realizar o empréstimo de determinada quantia do seu dinheiro para o banco, e assim, após determinado prazo, você terá a chance de receber o seu dinheiro de volta.

No entanto, vale a pena lembrar que, quando você realiza esse investimento e empresta o seu dinheiro para um banco privado, seja para ele financiar algo ou emprestar essa quantia a um cliente, você conta com a possibilidade de receber a taxa de juros, que será o seu lucro. Além disso, ao realizar o seu CDB em uma instituição financeira ou bancária segura, você conta com a garantia do recebimento do seu dinheiro e do rendimento prometido

Como funciona? 

Assim como acabamos de mencionar anteriormente, o CDB ou Certificado de Depósito Bancário, se trata de um investimento no qual você realiza o empréstimo do seu dinheiro para bancos ou instituições financeiras privadas e em um determinado prazo, consegue recebe o seu dinheiro de volta, com o acréscimo de taxas de juros, que serão o seu rendimento.

Quais são as características do CDB? 

O CDB ou Certificado de Depósito Bancário possui algumas características que são de suma importância e que devem ser repassadas, para que assim, você possa ficar por dentro de tudo sobre ele, antes de começar a investir. Sendo assim, os tópicos a seguir, mostrarão algumas das características presentes no CDB e conhecerá um pouco mais sobre ele. Confira:

Prazo de vencimento 

O prazo de vencimento existe também nos investimentos. É através dele que você saberá o dia em que receberá o seu dinheiro de volta, juntamente aos juros. Sendo assim, quanto mais tempo o seu dinheiro estiver investido, maior será a sua rentabilidade, por isso, se você não está com tanta pressa para usar o seu dinheiro, faça uma aplicação a longo prazo, para que você consiga receber um bom rendimento, que pode ser usado futuramente.

Liquidez 

A liquidez se trata do processo no qual você consegue resgatar o seu dinheiro e com isso, tê-lo em mãos de forma mais rápida. Um exemplo bem simples e rápido para que você entenda um pouco mais sobre a liquidez é o seguinte: se você tem um investimento com prazo de 1 ano e liquidez diária, você tanto poderá deixar para recebê-lo após esse 1 ano, como também, será possível retirar quando quiser, graças a liquidez.

Aporte mínimo 

O aporte mínimo se trata do valor mínimo que as instituições permitem que você invista em CDB ou Certificado de Depósito Bancário. Sendo assim, tanto existem instituições bancárias ou financeiras que permitem investimentos e aplicações em CDB com um limite mínimo de valor menor, como também existem instituições que solicitam um limite mínimo de investimento, com valor um pouco maior.

Risco 

O risco se trata do risco no qual você correrá ao realizar determinado investimento, seja ele em CDB ou em outro tipo de investimento. Sendo assim, o risco de um determinado investimento pode ser baixo, mas também, outro tipo de investimento pode ter um risco maior. Por este motivo, vale a pena ficar ligado nesse ponto antes de começar a investir, seja em CDB e CDI ou outro.

O que é CDI? 

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre o CDI, para que você saiba mais sobre ele e veja se vale a pena investir. Em relação ao significado da sigla CDI temos: Certificado de Depósito Interbancário. Este se trata dos empréstimos que um banco faz para o outro, para que assim, o mesmo consiga fechar o seu caixa com um valor positivo.

Como funciona? 

Assim como mencionado, o CDI ou Certificado de Depósito Interbancário, é o empréstimo que os bancos fazem entre si, para que suas caixas fechem com um valor positivo. A necessidade de fechar com caixa positivo acaba sendo uma obrigação imposta pelo Banco Central, para que o mercado financeiro seja protegido. É por isso que os bancos realizam empréstimos entre si.

Qual a relação do CDI com os investimentos? 

O CDI se trata da referência de rendimento de uma série de serviços e produtos. Podemos mencionar para você um exemplo de relação do CDI com os demais investimentos, que é o CDB na modalidade pós-fixado. Além da sua utilização como referência de cálculos rendimento, o CDI ainda pode ser usado como benchmark.

Qual é o tempo de retorno?

Em relação ao tempo no qual você poderá receber o seu dinheiro de volta, ou seja, o tempo de retorno, poderá variar bastante e com isso, poderá ser de 30 dias, como também, existe a possibilidade de você conseguir resgatar esse dinheiro após 5 anos. Vale a pena ressaltar que, quanto mais tempo o seu dinheiro passa sendo aplicado, maior será o seu retorno.

O CDB é seguro?

O CDB ou Certificado de Depósito Bancário se trata de um tipo de investimento de renda fixa que é considerado seguro e de baixo risco e por este motivo, você não precisa ter medo em investir nesse tipo de investimento, pois ele pode te trazer ótimos rendimentos.

Quer investir em CDB? Conheça os CDBs PagBank

Se você quer investir em CDB, saiba que o CDB (Certificado de Depósito Bancário) do PagBank pode ser uma das melhores opções para você. Isso porque, além de ser um investimento feito de forma bastante rápida, o CDB ainda se trata de um tipo de investimento que oferece retorno rápido para você.

Como funcionam os CDBs PagBank?

No PagBank, você terá a chance de obter rendimento rápido e facilidade de aplicação. Logo, o rendimento será calculado de acordo com o CDI. Se você deseja segurança, pode apostar nesse tipo de investimento e nessa instituição, pois são ótimas opções.

Como investir em um CDB PagBank?

Por meio do próprio app do PagBank, você consegue escolher o tipo de aplicação e o valor que você deseja investir e após ter informado todos os dados necessários, envie sua solicitação e aguarde o banco lhe dar uma resposta.

Como funciona o CDI no CDB?

O CDI se trata de um dos indicadores de rendimento do CDB, já que o rendimento do CDB é determinado de acordo com o volume de movimentações das instituições. Ou seja, é por meio do CDI, que a sua rentabilidade do CDB (Certificado de Depósito Bancário) poderá ser definida.

CDB corrigido pelo CDI: simular

Existe a possibilidade de você conseguir fazer a simulação do seu CDB corrigido pelo CDI em algumas instituições, para assim, ter uma base do valor de rendimentos nos quais você terá a chance de obter.