Finanças

Qual é a diferença entre valor líquido e valor bruto? Descubra

No momento de organizar todas as suas finanças e realizar um planejamento financeiro,  muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação ao valor líquido e valor bruto, ou até mesmo não tenham verificado qual o significado que os valores líquido e bruto possuem em suas finanças. Mas importante entender as principais diferenças e características sobre o valor bruto e líquido, assim como a sua importância no investimento, dentre outros fatores. 

Sendo assim, quando trabalhadores e funcionários de carteira assinada recebem um determinado salário, chamamos de valor bruto. No entanto, deve ser considerado, que ao receber o salário final, o valor líquido, são descontos diversas tarifas, como Impostos, INSS, dentre outras. Por essa razão, para entendermos melhor as diferenças entre esses valores líquido e bruto, preparemos esse artigo para esclarecer as suas dúvidas em relação a eles.

Veja também:
O que é um orçamento familiar e para que serve?
O que fazer para organizar as finanças pessoais?
Como funciona o cartão de crédito virtual?

O que é valor líquido?

Como vimos anteriormente, o valor líquido está relacionado o seu salário ou sua renda recebida mensalmente,. Por exemplo, para os trabalhadores ou funcionários de carteira assinada, sabemos que há descontos de imposto de renda, contribuição de previdência, vale-transporte, seguro, dentre outros, e o valor adquirido após esses descontos, chamamos de valor líquido. 

O que é valor bruto?

Enquanto o valor bruto seria todo o salário registrado na carteira de trabalho do funcionário. Isto é, o valor bruto é todo o seu salário incluindo descontos e benefícios oferecidos para os trabalhadores, como descontos de impostos, previdência, vale-transporte, alimentação, dentre todos esses recursos e benefícios que são providenciados em sua carteira do trabalhador que as empresa oferecem aos seus funcionários. 

Quando aplicar um investimento considere o valor líquido e valor bruto 

Como vimos, os valores líquidos e valores brutos são bem diferentes e ambos devem ser considerados quando aplicar determinados investimentos e quando for guardar o dinheiro, principalmente com a queda da taxas de juros básica no país. Sendo assim, para aqueles que tem interesse no investimento de renda fixa, é necessário visualizar os impactos que são causadas nas taxas de administração na renda líquida.

Imposto de renda no investimento de renda fixa

É necessário saber que ao aplicar determinados investimentos, com na renda fixa, há uma tabela para recolher o IR (Imposto de Renda) e o percentual que possui no imposto pode diminuir de acordo com o período em que você continua investindo. Em outras palavras, quanto maior período você de investimento, menores percentuais de impostos serão pagos, já que esses valores são calculados sobre a rentabilidade. Na renda fixa, também há o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), mas é somente em relação à transação financeira.

Calcular salário líquido exato

A maioria das pessoas quando visualiza os descontos no contracheque podem se frustrar, mas precisa ter em mente que esses descontos, como do INSS e IRRF são obrigatórios na carteira de trabalho. No entanto, os valores e percentuais descontados, podem até serem bons. Para entender melhor, você deve acompanhar todos os descontos do INSS e IRRF e saber que os descontos variam de acordo com o salário obtido. 

Que descontos podem ter em um salário? 

Além dos descontos do impostos de renda e INSS, há outros descontos que também podem ter uma redução do seu salário, ou seja, uma redução no valor líquidos. E, entre esses descontos, se encontram os benefícios, como vales de transporte, alimentação ou refeição, assim como planos médicos e odontológicos, dentre outros benefícios que as empresas oferecem e são descontados no seu salário.

INSS descontado do valor bruto ou valor líquido

É bem comum as pessoas tem dúvidas em relação aos descontos do INSS. Em geral, o primeiro desconto a ser realizado no salário é do INSS, o que quer dizer que acontece no valor bruto do salário. Após esse desconto, se torna possível o cálculo de imposto de renda, realizado com base no desconto do INSS no valor bruto e da dedução de dependente.

Valor salário bruto

Durante a contração do funcionário na empresa, em que acontece negociações entre o empregador e o trabalhador em relação ao salário ou valor bruto. Mas, em geral, somente o salário mínimo possui o piso que é reconhecido por todo o Brasil, além de variar de acordo com cada empresa. Dessa forma, não tem um cálculo para saber o valor salário bruto. Para isso, você deve procurar o sindicato e definir a sua presentão salarial do valor bruto. 

Por que valor bruto e o valor líquido é importante?

Todos os seus valores bruto e líquido devem ser considerado para qualquer coisa a ser realizado, como financiamento de veículo e imóveis. Em suma, as parcelas desses financiamentos não devem ser acima de 30% de seu valor bruto. No entanto, precisa saber que o valor líquido é recebido, o que pode ultrapassar os 30% de seu salário. Por essa razão, antes fazer esses financiamentos, esses valores devem ser considerados.

Valor bruto x valor líquido

Como vimos, as diferenças entre os valores bruto e líquido são bem fáceis de entender, já que o valor bruto está ligado diretamente a todos os custos da sua renda mensal, incluindo os descontos. Enquanto o valor líquido, é apenas o seu salário sem os descontos obrigatórios na carteira de trabalho, como imposto de renda e o INSS.

Com isso, você pode se planejar e administrar ainda melhor as suas finanças pessoais, principalmente quando for realizar, por exemplo, empréstimos ou financiamento. Colocando todos esses fatores, como o valor líquido e o valor bruto, você consegue administrar melhor as suas finanças para conseguir alcançar as suas metas e objetivos. Além disso, é possível fazer os melhores investimentos, acumulando cada vez mais liquidez e rentabilidade ao aplicar determinados investimentos. 

Planeje-se e evite dívidas

Como mencionamos, quando você entende as diferenças principais entre os valores bruto e líquido, é possível planejar melhor o seu financeiro. Quando falamos no conhecimento ou entendimento é em relação aos cálculos de descontos do INSS e impostos de renda, assim como transporte, alimentação, planos médicos e odontológicos, dentre outros descontos que podem ser calculados para o bom planejamento financeiro. 

Com isso, é possível evitar dívidas maiores, além de calcular melhor as parcelas de financiamentos, bem como a realização de bons investimentos para obter rentabilidade, considerando o valor líquido. Dessa forma, você consegue planejar as suas finanças com facilidade e ainda evitar dívidas. 

Como montar uma planilha para organizar minhas despesas?

Para organizar todas as suas despesas, suas finanças, valores brutos e líquidos, é de suma importância fazer anotações. Nesse caso, você deve saber o valor e renda exata recebida  mensalmente e fazer divisões nos seus salários. 

Para isso, você deve segmentar as suas despesas em categorias, como as mais importantes, como habitação (aluguel e condomínio), água e luz, e os valores a serem gastos nessas despesas. 

Após isso, é necessário separar para pequenos gastos no comércio, dentre outros. E, por fim e mais importante, separar seus gastos para uma reserva emergencial ou, se preferir, para o investimento que obtenha uma boa rentabilidade, fazendo estudos de mercados e verificando as melhores taxas. 

Conclusão

Podemos concluir que de fato, o valor tanto bruto quanto líquido são de extrema importância para sua saúde e organização financeira. Com esses valores, é possível se organizar melhor para parcelas de financiamentos, despesas a serem pagas e realização de investimento, o que facilita bastante a vida de muitos brasileiros. 

Em suma, o valor bruto e valor líquido não é nada tão complicado de entender e é fundamental para um bom planejamento de todas as suas finanças pessoais, podendo até mesmo evitar gastos desnecessários, fazendo um controle melhor sobre o seu dinheiro.

Similar Posts