Finanças

Qual é a diferença entre uma CALL e uma PUT? Descubra

Você deve se perguntar o que é call e put, pois até os investidores mais experientes também já se perguntaram.

Para tirar a dúvida de muitos, vamos explicar o que significa o termo call e put. Esses dois termos fazem parte do mercado de ações, onde a forma de negociação não envolve  a compra e a venda de ações, mas dá o direito de fazer isso em uma futura data, com o preço atual.

Veja também:
Dividendos: O que são e como funcionam
O que é Blockchain é como funciona?
Como funciona o investimento em ouro?

Mas o que é call e put?

Existe dentro da B3 um espaço de negociação conhecido como mercado de opções, além dos negócios do mercado acionário.

Por ele é negociado o direito da compra e venda das ações que estão disponíveis na bolsa de valores.

As pessoas que adquirem uma opção não estão fazendo investimento na empresa, como é o caso para as ações. Apenas garantindo o que pode ser feito no futuro com o preço atual.

Ou melhor dizendo, a compra de opções protege o investidor de ter que pagar futuramente um valor maior do que o que está sendo negociado atualmente, e de também receber um preço baixo em caso de venda.

As opções de compra dentro do mercado são conhecidas como call, e as opções de venda são conhecidas de put.

O que significa call no mercado financeiro?

O call é conhecido no mercado financeiro como uma opção que indica que seu detentor poderá comprar uma ação pelo preço de contrato inscrito no ato do acordo firmado.

É bom lembrar que a negociação deste ativo não é uma obrigatoriedade para o investidor, que conta com uma opção de compra.

Isto é, após uma compra, a pessoa pode escolher exercer ou não a sua opção até o fim do prazo que a mesma vence.

Compra de call

Na hora da compra de uma call option, o investidor fica sabendo qual é o ativo-objeto de onde deriva a opção de compra, qual o preço estabelecido e qual o prazo máximo que o mesmo tem para exercer seu direito.

Quando comprar call

De modo geral, a compra de um call é a crença de que o preço dos papéis originais vão subir futuramente.

Dessa forma, o investidor faz o investimento na compra de derivativos para congelar o preço conforme ele esteja no ato da compra da opção.

Venda de call 

São diversas variáveis que existem e podem influenciar nos resultados dessa transação, e é necessário ficar de olho.

É importante observar qual a capacidade de exercer o direito de compra no futuro na hora de vender um call, a cotação do ativo-objeto nos próximos dias, e as diretrizes do seu planejamento financeiro.

O que é put?

Put é o derivativo que oferece ao proprietário a opção de fazer a venda de suas ações por um preço estabelecido durante a compra da opção, ainda que os títulos se desvalorizem.

Não é obrigado fazer valer o contrato, só a possibilidade e o direito de exercê-la.

O que significa comprar uma put?

 A compra de uma put option é uma indicação ao investidor que ele pode vender seus títulos de um ativo-objeto por um valor pré estabelecido, para isso, a compra terá que ser efetivada no prazo estipulado.

Quando comprar put

A put tem como principal objetivo o congelamento do preço de venda de uma ação para que seu dono possa vendê-la com o mesmo valor se caso houver uma queda de sua cotação na bolsa.

Venda de put

Quando o investidor realiza uma venda de put, ele abre mão do seu direito de venda do ativo-objeto com o preço estabelecido no contrato, e fica com o prêmio, que é chamado de valor pago pela compra de opções.

Quando vender put

A venda da put acontece da mesma forma da venda da call, a venda da put pode ser  uma estratégia importante para gerar renda quando você acredita que vai haver uma valorização do ativo-objeto maior do que o valor do contrato.

De que forma posso diferenciar uma call de uma put

Já falamos das opções de compra e venda, mas não falamos sobre a diferença básica entre a call e a put. As duas opções tem como objetivo congelar o preço das ações para um futuro breve.

Portanto, enquanto o call oferece ao investidor o direito de compra de uma ação, o put garante ao investidor o direito de venda das mesmas ações.

Qual o comportamento das opções antes do vencimento 

É importante ficar atento, e saber que o valor de mercado dos derivativos podem ter variações por muitos fatores até a data final. 

A liquidez e a continuidade do ativo-objeto, a volatilidade do mercado são uma das variáveis que podem influenciar.

Vale a pena investir em opções?

Só vale a pena investir em opções aquelas pessoas que já tem um certo conhecimento sobre sua finanças e investimentos, o mercado de opções é um ambiente cheio de oportunidades.

É importante ficar atento, pois junto com as oportunidades de ganhos também existe o risco da transação.

Para tomar decisão de investir nesse mercado é importante que a pessoa pense bem, e leve em consideração as vantagens e desvantagens da modalidade e suas necessidades financeiras.

Veja as vantagens de investir em opções

Por um lado, a estratégia de investimento em opções conta com maior risco, por outro, ela pode oferecer grandes ganhos para o investidor.

Além do mais, ainda é possível usar o calls e puts para adquirir maior segurança para suas operações, de acordo com o estudo de Gabriel D’Agostini Paula.

Desvantagens de investir em opções

Nem tudo nessa vida são flores, por isso, é importante frisar que o mercado de opções conta com um risco maior envolvido nas negociações e isso, é uma desvantagem para muitos.

É preciso ter um entendimento maior sobre o funcionamento da economia para investir nesse caminho, e antecipar as altas e baixas da bolsa.

Veja 4 estratégias para ganhar dinheiro com opções

Veja as melhores estratégias para se sair bem no mercado de opções:

Venda descoberta de put 

A venda descoberta conta com alto risco, e é usada por investidores para aumentar seus ganhos.

Nessa modalidade, o titular da opção vende calls de uma ação que ele não possui, por não acreditar na desvalorização do ativo-objeto para o preço do contrato, o que transforma a opção nula.

Comprar call e vender put

A venda e compra simultânea tem como objetivo ganhar com a diferença dos dois papéis.

Você ainda terá o valor do prêmio pela venda, mesmo que a opção seja consolidada.

Call e put simultâneos

São diversos tipos de estratégias diferentes que pregam a compra simultânea de calls e puts. As que são mais conhecidas são as travas de baixa ou de alta, onde tem como objetivo ganhar com os preços diferentes do exercício.

Compra aberta

A compra coberta ou o financiamento é uma técnica do mercado de opções que começa na compra simultânea de uma ação de de um call da mesma ação.

Caso haja desvalorização do título, você ainda pode vender o call e ganhar o prêmio.

Compra aberta

Similar Posts