Finanças

Qual a vantagem de ter uma conta MEI? Veja como abrir uma!

Se você já abriu um MEI em seu nome, significa dizer que as coisas estão melhorando em relação aos negócios, uma vez que sentiu a necessidade de se tornar um Microempreendedor Individual e abriu uma conta bancária para MEI. Com isso, um novo horizonte de possibilidades se abriu, e agora você poderá explorar novas possibilidades, assim como novas obrigações relacionadas a essa nova situação jurídica.

A abertura de uma conta bancária para MEI só ocorre, muitas das vezes, quando os ganhos financeiros relacionados a atividade empresarial começa a subir a níveis que uma pessoa física não conseguiria suportar, além disso, é uma formalização que garante uma série de benefícios, inclusive, grande parte dos fornecedores ou consumidores só fazem negócios com pessoa jurídica, como forma de garantir a segurança dessa relação.

Uma das características mais marcantes do nosso país é sem dúvidas a burocracia em relação a todos os aspectos comerciais, entretanto, com a abertura de um MEI, ele pode ter acesso a diversos benefícios, como forma de o governo fomentar essa atividade e devido registro nos órgãos competentes, de modo a regularizar a atividade do microempreendedor, que até então, desempenhava suas atividades comerciais de maneira informal.

O MEI conta com uma excelente vantagem, que é a facilidade em abrir uma conta bancária para MEI, ou seja, uma conta bancária empresarial, que conta com alguns benefícios exclusivos para esses comerciantes, de forma a abarcar todas as suas necessidades financeiras, inclusive facilitando a obtenção de linhas de crédito para a manutenção do seu negócio.

Portanto, se você já abriu um MEI ou está pensando em abrir e deseja saber mais a respeito da conta bancária para MEI, continue a leitura deste artigo e saiba mais a respeito dessa modalidade de conta, ficando por dentro de todas as informações relacionadas ao tema.

Veja também:
Qual é o melhor banco digital para abrir uma conta?
Como montar um fundo de emergência? Confira!
O que são fundos de investimentos? Tire suas dúvidas

O que é uma conta MEI?

A conta bancária para MEI é bastante semelhante à conta-corrente convencional disponibilizada pelas instituições financeiras. A grande diferença aqui, está no titular dessa conta-corrente, que em situações convencionais é a pessoa física, já em relação a conta bancária para MEI, o titular é uma pessoa jurídica, que no caso é o próprio MEI. Dessa forma, a conta-corrente convencional está atrelada ao CPF da pessoa, enquanto a conta bancária para MEI está atrelada ao CNPJ da sua empresa.

Grande parte das pessoas ou empreendedores acreditam que a criação de uma conta bancária para MEI é um processo extremamente burocrático e necessita de bastante tempo para realizá-lo, no entanto, acabam por se surpreender na hora de abrir essa conta, uma vez que todo processo é bastante simplificado e livre de burocracias desnecessárias. Em alguns casos, a criação dessa conta bancária para MEI pode levar menos de 10 minutos, algo impensável há pouco tempo.

Qual a diferença entre conta MEI e PJ?

As diferenças entre contas MEI e PJ são bastante sutis, uma vez que a conta MEI é uma espécie do gênero Pessoa Jurídica, ou seja, o microempreendedor individual é uma espécie de pessoa jurídica, entretanto, em termos comparativos, o MEI está em um patamar abaixo da pessoa jurídica propriamente dita, uma vez que esta conta com vários benefícios, direitos e deveres, diferente do MEI.

Com relação a conta PJ, em algumas instituições bancárias a taxa de manutenção é gratuita, assim como é possível realizar cerca de 100 transferências, 100 emissões de boletos bancários e pagamentos ilimitados durante todo o mês, proporcionando uma maior comodidade e facilidade na hora de realizar as movimentações financeiras necessárias a manutenção da atividade empresarial da instituição.

Já a conta MEI, esse número cai para metade, onde somente é possível realizar 50 transferências e 50 emissões de boletos, assim como, há o pagamento de taxas de manutenção da conta e taxas de pagamentos feitos utilizando a maquininha de cartão de crédito, ficando os saques restritos ao Banco24horas.

Portanto, as diferenças entre conta MEI e conta PJ são apenas relacionadas as possibilidades de movimentações financeiras que elas possuem, onde uma é mais livre para fazê-las, enquanto a outra possui alguns encargos necessários a essa atividade, como o pagamento de certas taxas. No geral, ambas funcionam da mesma maneira, haja vista que o MEI é uma espécie de Pessoa Jurídica.

Qual melhor conta para MEI?

Segundo um ranking divulgado na internet, a melhor conta bancária para MEI é a Conta Digital MEI – Banco Inter, uma vez que conta com diversos benefícios como depósitos de cheques utilizando imagem, depósitos de valores através de boleto bancário, pagamentos de boletos através do aplicativo, 100 transferências e 100 boletos gerados de forma gratuita todos os meses e uma conta 100% digital, gerenciada através do aplicativo do Banco Inter.

Além desses benefícios anteriormente mencionados, a conta MEI do Banco Inter oferece excelentes taxas de juros aos seus clientes, com o valor de 1,80% por transação utilizando a modalidade débito, 2% por transação na modalidade crédito, isenção de outras tarifas e convênio com as melhores maquininhas de cartão de crédito. Portanto, acaba por oferecer excelentes vantagens aos seus clientes, fazendo jus a sua colocação em primeiro lugar do ranking.

Qual a vantagem de ter uma conta MEI?

Abrir uma conta bancária para MEI oferece uma série de vantagens, uma vez que, através dela, é possível evitar possíveis problemas com a Receita Federal, dado que todas as movimentações financeiras podem ser rastreadas através do registro MEI, portanto, caso haja alguma discordância em relação à atividade financeira da empresa, basta solicitar uma cópia dos registros financeiros da conta e solucionar o problema.

Outro ponto positivo diz respeito a credibilidade que essa conta bancária para MEI oferece, haja vista que na hora de fornecer os dados da conta bancária, ao informar que se trata de um CNPJ ao invés de um CPF, causa uma boa impressão e aumenta a confiança das pessoas com quem está fazendo negócios, além de proporcionar mais segurança para aqueles que buscam os seus serviços.

A facilidade de acesso a linhas de crédito para manutenção dos negócios também é uma das vantagens da conta bancária para MEI, dado que várias instituições financeiras oferecem empréstimos com excelentes condições para microempreendedores individuais, além de vários outros tipos de serviços que são fornecidos a essas pessoas jurídicas como forma de fomentar a atividade empresarial desse empreendimento.

Quem tem a MEI precisa abri uma conta jurídica?

Não é obrigatório para o MEI abrir uma conta jurídica, uma vez que ele pode utilizar sua conta pessoal para realização dos seus negócios. Entretanto, como já mencionamos anteriormente, a conta bancária para MEI oferece uma série de benefícios que irão ajudar a atividade financeira desse MEI, proporcionando facilidades na hora de obtenção de créditos, realização de movimentações financeiras, etc.

Portanto, embora não seja obrigatório, é recomendável que o MEI abra uma conta para pessoa jurídica, com o objetivo de facilitar sua vida e sua atividade empresarial, de modo a evitar problemas com a Receita Federal e até mesmo a confusão patrimonial que pode ocorrer quando é utilizada a conta pessoal do microempreendedor para realizar movimentações financeiras relacionadas ao seu empreendimento.

Qual melhor banco para abrir conta CNPJ?

Como já mencionamos anteriormente, a melhor opção de banco para abrir uma conta bancária para MEI é o Banco Inter, haja vista que ele oferece uma série de vantagens e benefícios para o microempreendedor, sendo a instituição financeira mais bem avaliada no ranking divulgado pelo Banco Central do Brasil. Portanto, para o microempreendedor que está em dúvida sobre qual banco escolher, saiba que o Banco Inter é uma excelente opção.

Similar Posts