Cartão de Crédito Finanças

O que são milhas? Como utilizar as milhas do cartão?

Acumular milhas ainda é algo desconhecido para a maioria das pessoas. Entretanto, com as ferramentas como os cartões de crédito, é possível ter acesso a esse benefício a cada compra feita com o cartão, onde a quantidade de milhas irá variar de acordo com o valor pago em cada compra, chegando a um limite determinado para o resgate, que será definido por cada uma instituição responsável, assim como o prazo para resgate.

Neste artigo, iremos falar um pouco mais a respeito dessas milhas e de como utilizar o cartão de crédito para acumulá-las, de forma a realizar sua troca por passagens aéreas e vários outros benefícios, portanto, continue a leitura e fique por dentro de todas as informações relacionadas ao tema, economizando o máximo de dinheiro na hora de fazer aquela viagem dos sonhos.

Veja também:
Qual a vantagem de ter uma conta MEI? Veja como abrir uma!
Qual é o melhor banco digital para abrir uma conta?
Como montar um fundo de emergência? Confira!

O que são milhas?

Milhas aéreas são uma forma, utilizada pelas empresas de aviação, de retribuir os gastos de seus clientes utilizando os cartões de crédito conveniados a ela. Com isso, as empresas de aviação fornecem recompensas em forma de milhas, onde ao realizar compras em acima de determinado valor, é possível ter esse valor convertido em milhas para serem trocados por passagens aéreas ou descontos.

Trata-se de uma forma estimular o consumo ao proporcionar benefícios e ao mesmo tempo fidelizar o cliente a utilizar sempre aquela companhia aérea, dado que ele não irá em busca de outras companhias, uma vez que dispõe de milhas para trocar por descontos na passagem ou até mesmo trocá-las por passagens gratuitas. Portanto, além de estimular o consumo, estimula também a fidelização do cliente.

Como faço para ganhar milhas?

Uma das principais maneiras de acumular milhas é através dos programas de fidelidade oferecidos por cartões de crédito. Esse programa de fidelidade funciona da seguinte maneira: ao realizar compras no cartão de crédito, esse valor é transformado proporcionalmente em milhas aéreas. Alguns cartões fazem essa transformação a partir da seguinte proporção: a cada dólar gasto ou o valor proporcional em real, o cliente ganha 1 milha.

Dessa forma, basta acumular uma boa quantidade de gastos no cartão de crédito, concentrando todos os gastos diários nele, desde as compras necessárias de mercado, até os gastos mais altos, como compras de eletrodomésticos, celulares, computadores, entre outros. Quanto maior for o gasto no cartão de crédito, mais milhas serão acumuladas e mais fácil será trocá-las por ótimos benefícios.

Outro meio possível de acumular milhas aéreas é comprando as passagens aéreas diretamente na companhia, ou seja, ao comprar essas passagens, principalmente as pessoas que necessitam viajar com frequência para outros lugares do Brasil ou do mundo, acabam por receber descontos nas próximas passagens, podendo, inclusive, acumular milhas para trocar por passagens totalmente gratuitas.

Algumas companhias aéreas oferecem esse tipo de serviço, onde o cliente contrata o programa de fidelização, que oferece, além das milhas aéreas, alguns mimos como salas VIPs em aeroportos, descontos em passagens nas classes executiva e 1º classe, produtos da empresa, entre vários outros mimos oferecidos.

Por fim, a última forma de acumular milhas aéreas é comprando produtos de empresas parceiras do seu cartão de crédito ou da companhia aérea em que você está fidelizado. Geralmente essas companhias firmam parcerias com várias empresas, afim de proporcionar uma gama maior de serviços em que seja possível acumular milhas. Portanto, busque comprar sempre junto a essas empresas que possuem uma parceria com o cartão de crédito ou a companhia aérea.

Como saber se tem milhas no cartão de crédito?

Para obter essa informação, é necessário entrar em contato com a instituição financeira responsável pela emissão do seu cartão de crédito. Portanto, busque primeiro uma forma de entrar em contato, seja pelo telefone ou através do aplicativo para celular, se for o caso, sendo necessário informar o seu CPF e RG, assim como outros dados pessoais que serão solicitados na hora do atendimento.

Com essas informações em mãos, basta ligar para o número de contato do seu cartão de crédito e solicitar a informação a respeito das milhas aéreas. Vale lembrar que, em alguns cartões de crédito, é necessário contratar o serviço de fidelização, que oferece pontos após gastar determinada quantia no cartão de crédito. Já outros cartões possuem esse serviço sem a necessidade de contratação.

Quais cartões tem milhas?

O sonho de todo viajante é conhecer o mundo e gastar pouco nas passagens aéreas. Saiba que isso é perfeitamente possível, uma vez que existem cartões de crédito que contam com o programa de milhas, oferecendo uma pontuação de acordo com os valores gastos utilizando o cartão de crédito. Esses pontos podem ser trocados por passagens aéreas ou descontos nas passagens, ou seja, estamos falando das famosas milhas aéreas.

Cartões do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, Bradesco, Inter, Nubank, entre várias outras instituições financeiras oferecem esse benefício. Em algumas delas, é necessário realizar a contratação dele, através do programa de fidelização oferecido pelas companhias aéreas. Entretanto, existem cartões que já vem com essa funcionalidade, sem a necessidade de contratar o serviço.

A seguir, separamos as melhores opções de cartões de crédito para os viajantes que gostam de acumular milhas e pagar mais barato pelas passagens aéreas, são eles: Bradesco Aeternum Visa Infinite, Banco do Brasil Altus Visa Infinite, Santander Unlimited Mastercard Black e Visa Infinite, Unicred Visa Infinite e Mastercard Black, Uniprime Mastercard Black e Itaucard Azul Visa Infinite.

Como utilizar as milhas do cartão de crédito?

Após acumular determinada quantia de pontos que seja suficiente para adquirir determinado produto, o cliente pode realizar a transferência dessas milhas para agências como Smiles, onde a troca é feita através dessa transferência, ou seja, se determinado produto ou desconto custa 15 mil milhas, ao realizar a transferência para essa agência das 15 mil milhas, eles irão disponibilizar o produto ou desconto que você comprou.

Isso ocorre por meio de uma geração de cupom de desconto ou do produto propriamente dito. Em caso de trocas por passagens aéreas, elas serão disponibilizadas de acordo com a indicação do cliente em relação as datas de ida e volta, etc. Portanto, a troca é feita a partir de um intermediário, que irá fornecer esses produtos ou serviços ao cliente em troca dos pontos acumulados.

Quanto vale os pontos do cartão de crédito em milhas?

O cálculo feito referente aos pontos do cartão de crédito transformados em milhas irão variar de acordo com cada instituição financeira. Algumas delas oferecem a proporção de 1 ponto por milha, enquanto outras oferecem 1,25 pontos por milhas, algumas oferecem 2 pontos por milha, etc., portanto, depende bastante de qual instituição financeira o cliente é fidelizado, uma vez que, algumas delas oferecem uma excelente proporção de 1 ponto pra 1 milha.

Além disso, é de se considerar a proporção entre o valor gasto na compra e os pontos que recebe por ela, como por exemplo, algumas instituições oferecem a proporção de, a cada 1 real gasto, o cliente recebe um ponto. Já outras instituições oferecem 1 ponto por dólar gasto, etc., portanto, essas proporções são calculadas de acordo com cada uma instituição, ficando a cargo do cliente, antes de se fidelizar a alguma delas, verificar essa proporção.

A título de exemplo, os cartões de crédito fornecidos pelo Itaú oferecem uma proporção de 1,25 pontos por milha, sendo relativamente boa, enquanto outros podem oferecer a proporção de 1,75 ou 2 pontos por milha. Portanto, fique atento a proporção de troca dos pontos e milhas, evitando, dessa forma, cair nas armadilhas que algumas instituições de crédito oferecem.

Similar Posts