Finanças

O que é educação financeira infantil?

Se você já possui uma rotina estruturada na sua casa e gosta de segui-las a risca, principalmente quando se tratam de planejamentos financeiros e deseja repassar isso para os seus filhos, no artigo de hoje, você terá a oportunidade de poder conferir todas as informações que você precisa, para ajudar você a conseguir repassar uma boa educação financeira infantil, onde o seu filho aprenderá, desde pequeno, a saber como usar o seu dinheiro e quando guardá-lo.

Sendo assim, se você deseja conhecer todas as informações possíveis sobre a educação financeira infantil, para que assim, você consiga saber como ensinar o seu filho, então você deve continuar ligado e conferir mais sobre o que é a educação financeira infantil, qual é o seu objetivo, como conversar com o seu filho sobre o assunto e ainda, obter as melhores dicas para começar a ensinar mais sobre a educação financeira infantil para o seu filho.

Veja também:
Como funciona o aplicativo Guia de Bolso? Ele é seguro?
O que é o fluxo de caixa? Como se faz o fluxo de caixa?
O que é independência financeira? O que fazer para conquistar?

O que é educação financeira educação infantil?

A educação financeira infantil, se trata do ensino à criança, sobre as finanças, mais especificamente, sobre como se organizar financeiramente, como e com o que ela deve gastar o seu dinheiro, como fazer uma reserva financeira e, porque ela é tão importante, além de outros assuntos relacionados. Sendo assim, ao ensinar isso para o seu filho, você consegue capacitar o seu filho a fazer o uso correto do dinheiro desde pequeno.

Sendo assim, isso tanto poderá ajudar o seu filho a não ter problemas com dinheiro, sabendo administrar bem o seu, como também, poderá te ajudar bastante, já que a criança entenderá que determinados gastos são desnecessários. Por este motivo, é importante que você implemente a educação financeira infantil na vida do seu filho, desde pequeno, para que ele comece a entender como é que isso funciona.

Qual objetivo da educação financeira para crianças?

Quando nos referimos à Educação financeira infantil, estamos nos referindo ao ensino sobre finanças à criança. Sendo assim, o seu principal objetivo é ajudar as crianças a conseguirem tomar decisões importantes e fazerem escolhas totalmente conscientes. Isso dará a criança, uma maior capacidade de escolha e de tomar decisões financeiras, para quando crescer, saber usar o dinheiro da forma certa.

Como falar de educação financeira infantil?

Desde muito cedo, existe a importância de você falar um pouco sobre a Educação financeira infantil, pois isso vai fazendo com que a criança passe a ir entendendo, aos poucos, como isso é importante. Além disso, quando se fala sobre educação financeira e ensina-se a criança com o que ela deve e pode gastar e com o que ela não deve, além de dar exemplos práticos, isso faz com que ela vá refletindo seu exemplo e coloque em prática.

Como trabalhar Educação Financeira na educação infantil?

Para que a Educação financeira infantil seja imposta da forma correta e para que ela realmente funcione, é bastante importante que você faça todo um planejamento, para que ela seja imposta de forma totalmente natural. Além disso, também é bastante importante que você também busque mostrar para a criança, exemplos práticos sobre o uso do dinheiro, para que ela possa refletir aquilo que você passa para ela.

Como ensinar as crianças a guardar dinheiro?

Ensinar crianças a guardar dinheiro e fazer com que ela consiga ter uma boa educação financeira infantil, pode ser algo que pareça ser bastante complicado. No entanto, quando é feita da maneira correta, você consegue implementar regras e fazer com que a criança fique adaptada a tomar boas decisões e que sejam conscientes, na hora de usar o seu dinheiro. No entanto, a seguir você obterá mais dicas sobre como ensinar o seu filho.

Educação financeira infantil: 7 dicas práticas de como começar!

Se você ainda não entendeu muito bem como fazer para ensinar o seu filho sobre a forma correta de usar o dinheiro e assim, ter uma boa Educação financeira infantil, então saiba que a seguir, será possível que você possa conferir as melhores dicas e informações relacionadas a este assunto, que serão capazes de ajudar você a conseguir repassar todas as informações necessárias para os seus filhos. Confira:

1. Dê mesada ou dinheiro para comprar algo

Primeiramente, é importante que você passe a dar uma mesada ou uma determinada quantia a seu filho, para que assim, ele realize a compra de algo. Sendo assim, você pode ensinar o seu filho e a partir daí, ver qual será a reação dele, todo mês que receber o dinheiro, ensinando-o caso ele tome uma decisão errada. Com isso, o seu filho irá aprender a importância de guardar o dinheiro e vai pensar bem antes de gastar sem necessidade.

2. Entregue pequenas contas para as crianças pagarem

Outra forma de incentivar o seu filho a sempre ter dinheiro guardado, é a de você colocar pequenas contas para que eles mesmos paguem, a partir da mesada que você dá para ele. Sendo assim, algo que também é capaz de ajudar a impor regras sobre Educação financeira infantil, é a de você fazer com que o seu filho compre seus próprios brinquedos e até roupas. Sendo assim, caso ele queira algo, você pede para ele pagar e ver a reação.

3. Trabalhem juntos para manter um cofrinho

Você ainda poderá ajudar o seu filho a montar o seu próprio cofre. Assim, você pode dar para ele, moedas, sempre que você tiver e com isso, até mesmo impor metas de compras com o dinheiro do cofrinho, de algo importante e que a criança precisa, como, por exemplo, uma bicicleta. No entanto, você ainda pode fazer com que esse porquinho ainda se torne uma reserva de emergência e explicar para a criança o que ela significa.

4. Tenha cuidado com os erros da educação infantil

A educação básica não deve andar lado a lado com a educação financeira infantil. Isso porque, quando você dá uma determinada quantia à criança sempre que ela tira uma nota boa, isso leva ela a entender que estudar não é algo importante. Por este motivo, é sempre importante que você esteja ligado a estes erros, como também, lembre-se sempre de dar bom exemplo para os seus filhos, a começar por pagar dívidas em dias, etc.

5. Montem um glossário do universo financeiro

Como você já sabe, o mundo financeiro está sempre cheio de palavras difíceis. Por este motivo, para que o seu filho se familiarize com este mundo e, além disso, tenha uma boa Educação financeira infantil, é importante que você monte um glossário com todas as palavras mais difíceis e seus significados. Assim, este glossário poderá ser feito com animações e de forma lúdica e didática, para sempre que sentirem curiosidades, consultar.

6. Promova brincadeiras que divertem e ensinam

Além disso, para que você ensine mais sobre a Educação financeira infantil para o seu filho, também é importante que você sempre esteja brincando com ele de forma educativa, onde você mesmo pode inventar brincadeiras que ensinam a criança um pouco mais sobre finanças e faça com que ela vá se adaptando com o dinheiro e a forma de como usá-lo. Sendo assim, aja de forma bastante criativa e coloque prêmios para incentivar a criança.

7. Indique leituras específicas e lúdicas

Hoje em dia, existem livros e revistas que ensinam mais sobre a Educação financeira infantil, que são direcionados especificamente para os pequenos. Com isso a última dica para você, é a de você pode fazer indicações ou até comprar esse material para a criança e incentivá-la a ler, já que eles possuem animações, o que permite o incentivo da criança a se interessar por ler. 

Similar Posts