Finanças

O que é Blockchain é como funciona?

Se você tem ouvido falar muito, ultimamente, sobre o Blockchain, mas ainda não entendeu do que ele realmente se trata e como ele funciona e, é por isso que está em busca de mais informações sobre ele, então saiba que você veio ao lugar certo, pois o artigo de hoje foi preparado para falarmos sobre tudo que está relacionado ao Blockchain e assim, você vai conseguir entendê-lo melhor. Sendo assim, para você poder conferir o que é e como funciona o Blockchain, quando essa tecnologia pode ser usada, saber se ele é seguro, conhecer sua relação com o bitcoin e muito mais, então você precisa continuar ligado no artigo e com isso, ter acesso a essas e outras informações relacionadas ao Blockchain. Continue ligado e boa leitura!

Veja também:
Como funciona o investimento em ouro?
LTN: Entenda o que é e como investir
Ativo financeiro: O que é e como utilizar

O que é blockchain?

O Blockchain se trata de uma das novas tecnologias, que têm esse novo pelo fato de se tratar de uma corrente ou um bloco de dados, que são armazenados de forma ordenada, ou sejam em sequência. Com isso, quando algum dos dados dessa sequência acaba sendo alterado, isso implica na alteração de todos os dados, o que acabará causando a invalidação de todos os blocos.

O Blockchain se trata de um banco de dados que não possui um controle específico, ou seja, qualquer pessoa que tiver acesso ao mesmo, poderá solicitar que novos dados sejam incluídos nos blocos e, além disso, ainda poderá verificar o registro do histórico, como também, realizar a sua validação.

Como e quando surgiu essa tecnologia?

Em 1991, Stuart Haber e W. Scott Stornetta já havia apresentado uma nova ideia, que estava relacionada a cadeia sequencial de blocos criptografados. Essa ideia, tinha como base, fazer com que os registros de datas e horários de determinados documentos não pudessem ser violados. Porém, somente no ano de 2008, com as ideias que já existiam e aperfeiçoando-as, Satoshi Nakamoto conseguiu criar o Blockchain, o que permitiria que não houvesse mais gastos duplos. Isso porque, através da nova tecnologia, haveria a possibilidade de que os bitcoins iguais não fossem enviados para as mesmas pessoas mais de uma vez.

Como funciona na prática?

Como já foi mencionado, o Blockchain se trata de uma sequência, que é composta por blocos que possuem determinadas informações. Deve-se haver a garantia de que os dados que já estão salvos nesses blocos não sejam mudados e para isso é que existe o hash. Sendo assim, quando há alguma mudança, em um dos blocos, seja ele qual for, todos os demais blocos dessa sequência acabam se tornando totalmente inválidos.

Ainda vale a pena citar, que o Blockchain se trata de uma tecnologia que é acessada por vários computadores, se tratando de uma rede com vários usuários. Logo, caso algum dos usuários desligue alguns computadores, isso não impedirá o mecanismo de funcionar e funcionará normalmente.

Como o blockchain tem transformado os negócios?

Os Blockchain tem mudado e transformado cada dia mais e mais, os negócios. Graças a esta tecnologia, a facilidade em se realizar transações tem se tornado ainda mais fácil e a melhor opção, por possuir um ótimo preço. Ou seja, o Blockchain é um dos melhores investimentos. Mesmo se tratando de uma tecnologia que ainda é considerada recente e que está sendo testada para possuir 100% de eficácia, o Blockchain tem feito um ótimo trabalho. No entanto, ainda existem alguns erros que precisam ser consertados, principalmente pelo fato de os blocos ainda conseguirem ser atacados, trazendo prejuízos aos envolvidos.

O que garante a segurança da blockchain?

Existe sim uma forma de tornar o Blockchain seguro, para que o mesmo não seja invadido e acabe se tornando invalidado. Sendo assim, cada um dos Blockchain possuem as suas chaves próprias. Com isso, um único Blockchain possui uma chave pública e uma chave privada e cada qual possui a sua. Para a sua segurança, é importante que essa chave seja bem guardada e que você não comente ou compartilhe essa informação com ninguém. Logo, cada uma das suas chaves públicas, irá permitir a você, a possibilidade de você conseguir receber as suas criptomoedas, funcionando basicamente como a sua conta bancária.

Como é possível aplicar blockchain às transações financeiras?

A nova tecnologia do Blockchain permite a realização das mais diversas transações, onde moedas pareadas ao dólar podem estar envolvidas. No entanto, existem várias outras possibilidades, graças à possibilidade de poder tokenizar. Ou seja, existe a possibilidade de realizar o uso de cripto ativos e assim, realizar a representação de ativos reais. Ou seja, as possibilidades de aplicar o Blockchain em transações financeiras são as mais diversas.

Quando é necessário usar blockchain?

O token é aquele que irá permitir que um determinado ativo continue sobrevivendo, sem que seja dependente de algo ou alguém, seja uma empresa, grupo ou outro. Porém, graças ao Blockchain, existe a possibilidade de um usuário conseguir ter o total controle do seu ativo digital, tornando o processo ainda mais fácil e seguro. Sendo assim, é possível que o token seja utilizado para representar o ativo, seja uma determinada quantia em ouro, etc.

Qual a relação entre blockchain e Bitcoin?

O bitcoin se trata de uma criptomoeda, ou seja, é o bitcoin se trata de uma moeda virtual. Já no caso do Blockchain, o mesmo se trata de um banco de dados, sendo utilizado apenas como forma de registro. A relação que existe entre os dois, é que o bitcoin precisa do Blockchain, para utilizar de seus mecanismos.

Cuidados ao utilizar o blockchain

Mesmo se tratando de um dos mecanismos mais seguros e que possui os mais diversos tipos de aplicações possíveis, é importante que você entenda que é bastante importante tomar os devidos cuidados ao utilizar o Blockchain. Sendo assim, analise bem e também desconfie de determinadas propostas que se afirmem seguras. Além disso, sempre haverá uma brecha, por mais pequena que seja, e por meio dessa brecha, você poderá ser invadido. Por isso, fique sempre de olho.

Blockchain é a mesma coisa que bitcoin?

Várias pessoas se perguntam: Blockchain é a mesma coisa que bitcoin? No entanto, a resposta é não. Foi graças ao Blockchain que houve o surgimento e a criação do bitcoin. Logo, não foi apenas o bitcoin que foi criado graças ao Blockchain e sim diversas outras criptomoedas. Enquanto o blockchain é um banco de dados e registros, o bitcoin se trata de uma moeda virtual, conhecida como criptomoeda.

Blockchain é seguro?

O Blockchain se trata de uma tecnologia segura, exatamente pelo fato de não possuir a sua rede centralizada em um único lugar e sim, em vários. Isso permite que a invasão e a invalidação desses dados se tornem bem mais difícil. Além disso, quando o sistema do Blockchain percebe que está sendo invadido, ele automaticamente trava dentro de poucos segundos.

Por que todo mundo está falando em blockchain?

O Blockchain tem sido mencionado em todo o mundo, pelo fato de se tratar de uma tecnologia totalmente revolucionária, trazendo inovações, como a trouxe as criptomoedas. Além disso, a mesma ainda pode ser usada para validar documentos.

Blockchain: possibilidades além dos Bitcoins

Além de ser usado como bitcoins, o blockchain ainda permite a possibilidade de o mesmo poder ser usado para:

  • Créditos de carbono
  • Prontuários médicos
  • Históricos escolares
  • Diplomas
  • Documentos de identificação, como passaporte
  • Registros de automóveis
  • Registros de imóveis.

Similar Posts