Finanças

O que é aporte de capital? Como funciona e quem pode fazer?

Muitas empresas visam expandir seus negócios e seus horizontes, porém, muitas das vezes, não imaginam como fazer isso e até tentam utilizar estratégias, mas  que acabam não dando certo. No entanto, através do aporte de capital, você que possui o seu negócio ou a sua empresa e deseja potencializá-la, terá a chance de poder conseguir obter rendimentos incríveis e impressionantes.

Porém, para que você comece a investir no aporte de capital, primeiramente, é necessário que você saiba o que é o aporte de capital e como é que ele funciona, para a partir daí, você poder caminhar  dar o seu primeiro passo. Sendo assim, se você ficou interessado em saber mais sobre o aporte de capital e saber como ele funciona, continue lendo o artigo e confira não só isso, como muitas outras informações relacionadas a esse investimento.

Veja também:
O que é tesouro direto? Como investir corretamente?
Dicas para você começar a criar o hábito de economizar
Como ter uma boa educação financeira? Confira

O que é um aporte de capital? Como ele funciona?

O significado da palavra aporte é “contribuição” e tem o sentido de contribuição para um determinado fim, seja ele social, literário, científico, financeiro, etc. A palavra aporte, geralmente, é bastante utilizada quando nos referimos a finanças corporativas. Sendo assim, uma aplicação de determinada quantia é feita, para que um objetivo ou meta possa ser alcançado.

Sendo assim, diversos investidores são incentivados a investirem em uma determinada empresa e assim, a mesma terá a chance de poder crescer e alavancar seu negócio. Com isso, os investidores, que podem formar um grupo, começaram a participar e receberam também, os lucros que tal empresa recebe. Com isso, tanto os investidores ganham, como as empresas, que poderão se tornar ainda maiores e obterem mais sucesso.

Como contabilizar o aporte de capital?

Muitas pessoas acabam se perguntando bastante sobre a contabilização do aporte de capital, pois não sabem como ela é feita. No entanto, para que o aporte de capital possa ser contabilizado, este é feito no ativo e no passivo. No ativo, ocorre com um crédito na conta caixa e equivalentes, enquanto a contabilização do aporte de capital no passivo, acontece com um débito na conta capital social.

Quem pode fazer aporte de capital?

Se você é um investidor que gosta sempre de apostar em inovação e crescimento, o aporte de capital pode ser uma ótima opção. Além disso, aqueles que ainda não são investidores profissionais e de sucesso, que atuam há muito tempo nesse ramo, não tem problema, ao ter as instruções e informações corretas, você, sem dúvidas, também vai conseguir realizar o seu investimento no aporte de capital de forma bastante simples.

Ou seja, tanto investidores natos, como investidores iniciantes ou qualquer pessoa que desejar, pode começar a investir em aporte de capital em determinadas empresas, sem nenhum problema. Sendo assim, pense bem, saiba mais sobre o investimento e veja se vale a pena, para que assim, você comece a investir hoje mesmo e ter a oportunidade de obter os melhores lucros.

Quais são os tipos de aporte financeiro? Conheça:

Quando se ouve falar em aporte financeiro, não se imagina que existem diversos tipos dele, não é mesmo? Porém, dentro do aporte financeiro, você consegue encontrar outras categorias, que são: o Investidor Anjo, o Venture Capital e o Private Equity. Cada um dos tipos de aporte de capital é aplicado de forma diferente e é este o motivo que leva as pessoas a se confundirem bastante quando o assunto é o aporte de capital.

NO entanto, para você conseguir tirar todas as suas dúvidas e assim, investir no tipo de aporte de capital certo, ciente de que está investindo em algo que realmente vale a pena, preparamos alguns tópicos, explicando para você um pouco mais sobre essas categorias, para que assim, você possa conferir como cada uma delas funciona e não ter nenhuma dúvida na hora de investir. Confira:

Investidor anjo

Primeiramente, vamos falar um pouco mais sobre o Investidor Anjo. O investidor Anjo se trata de um dos tipos de investimentos que são feitos e aplicados em empresas que começaram recentemente e que abriram suas portas há pouco tempo, seja ela de pequeno, médio ou até de grande porte. O Investidor Anjo é chamado assim, pelo fato de ajudar a empresa a dar seus primeiros passos na sua trajetória de sucesso.

Sendo assim, muitas das vezes, o investimento em Investidor Anjo é aquele que poderá ser feito, até mesmo, quando a empresa ainda nem começou a prestar serviços, ou seja, nem saiu do papel. No entanto, o investidor anjo pode ser algo que pode ser bastante arriscado, pois a empresa pode não alavancar e você pode perder o seu investimento e não obter rendimentos.

Venture capital

Além do investidor Anjo, que acabamos de mencionar, você ainda terá a oportunidade de poder investir no Venture Capital. Esse tipo de aporte de capital se trata de um investimento pelo qual você tem a possibilidade de investir em empresas que já possuem um certo amadurecimento, ou seja, empresas que já entraram no mercado e estão começando suas trajetórias.

Sendo assim, para que esse investimento seja realizado, a empresa deve ser de pequeno ou médio porte e esteja visando o seu crescimento e, além disso, é necessário que a mesma possua um valor significativo em faturamento. Isso passa para os investidores, um pouco mais de confiança para investir.

Private equity

E por fim, temos o Private equity, que também é um dos tipos de aportes de capital. Este se trata de um tipo de investimento que é realizado apenas em empresas que já são de grande porte e que, com isso, possuem um bom e significativo faturamento mensal/anual. Sendo assim, o Private equity pode ser investido em empresas que já estão consolidadas no mercado.

No entanto, se a empresa está em busca de se expandir ainda mais e busca obter um maior crescimento, você pode investir na mesma e com isso, ter maiores chance de obtenção de retorno, o que tanto pode ser bom para você que investe, pois, tem grande chance de garantir seu rendimento, como é bom para as empresas que têm a oportunidade de se expandir e crescer.

Como conseguir investir em um aporte financeiro?

Se você se interessou pelo aporte de capital e deseja realizar investimentos e aplicações no mesmo, para assim, conseguir obter o melhor rendimento, então saiba que eu vou te mostrar como conseguir investir no aporte de capital, para que você consiga investir e obter ótimos lucros. Com isso, você só precisa conhecer empresas que estejam em busca de investidores.

Com isso, ofereça a sua aplicação e a partir daí, comece a participar dos lucros da empresa, tendo a chance de conseguir obter os melhores rendimentos possíveis e é por este motivo que o aporte de capital acaba sendo uma das melhores opções para se investir.

Quais são os benefícios de receber um aporte financeiro?

Alguns dos benefícios do aporte de capital para as empresas são:

  • As empresas ficam livre de solicitar empréstimos com valores altos;
  • Possibilidade de aumentar e potencializar os negócios;
  • Garantia de maior credibilidade;
  • A empresa passa a ter uma imagem melhor;
  • Além de outros.

O aporte financeiro é comum e está presente no Brasil?

O aporte de capital está presente sim, no Brasil e diversas são as empresas que buscam investidores. Algumas empresas que receberam esse investimento são:

  • 99;
  • Nubank;
  • Ifood;
  • E outras.

Similar Posts