Dicas Finanças

Dicas para você começar a criar o hábito de economizar

Criar bons hábitos nem sempre é fácil, mas quando os desenvolvemos, traz uma imensa satisfação olhar para trás e ver quanto evoluímos. Apesar de não sermos exemplares nessa área, nós sabemos o tanto que é importante economizar. E para desenvolver um hábito requer muito tempo, esforço e determinação, e isso também vale quando se trata de economizar dinheiro.

Quando você cuida bem do seu dinheiro, consegue pagar todas as suas contas, e fazer com que sobre dinheiro. Sem contar que você também pode poupar para criar um fundo de emergência. Gostaria de saber mais sobre o assunto e até mesmo ver algumas dicas? Continue acompanhando esse artigo e saiba mais.

Veja também:
Como ter uma boa educação financeira? Confira
Quando usar o planejamento financeiro pessoal? Descubra
Qual a vantagem de ter uma conta MEI? Veja como abrir uma

Como ter o hábito de economizar?

Começar a fazer uma coisa que você não tem hábito torna-se um pouco difícil, mas não é impossível. Se você deseja realmente economizar antes de mudar o seu hábito de gastar você precisa mudar a sua mentalidade. Não se deixe comprar por impulso, tente refletir antes de gastar o seu dinheiro, procure pensar se aquilo que você quer comprar é realmente necessário ou é só uma forma de jogar dinheiro fora.

Outra forma de economizar é por objetivos e metas. Se você não consegue economizar, tente pensar em uma viagem que você gostaria de fazer, ou em um carro que gostaria muito de comprar. Em seguida coloque uma meta de separar mensalmente uma parte do dinheiro para esse objetivo e então terá que procurar gastar menos. Se você conseguir fazer isso, quando estiver realizando o seu objetivo irá ver quanto valeu a pena economizar.

O que é mais importante a ser feito para desenvolver o hábito de poupar? 

É importantíssimo economizar principalmente na hora de pagarmos a conta. Imagine você comprar coisas desnecessárias e na hora de pagar a fatura do seu cartão o seu dinheiro não for suficiente? Uma situação um pouco difícil não é mesmo? Então, sempre antes de comprar pense nas suas contas principais, como a fatura, a conta do mercado, aguá e luz, que podem vir algum mês um poco mais cara, então você precisa separa mais que o necessário. E para te ajudar a poupar trouxemos algumas coisas que você poderá fazer para desenvolver o hábito econômico, veja:

  • Faça economias inteligentes
  • Ajuste o seu padrão de vida
  • Procure poupar todos os meses
  • Utilize programas de metas e desafios mensais
  • Guarde dinheiro sempre que puder
  • Passe a registrar todos os seus gastos
  • Mantenha o foco em objetivos maiores
  • Não deixe que o desejo de comprar por impulso vença

Como se controlar para juntar dinheiro?

Se você é uma pessoa que não consegue se controlar, e não consegue economizar o seu dinheiro, você pode optar pela ajuda da agente de transferência. Essa ajuda pode ser bastante útil caso você tenha uma conta bancária extra que usa só para guardar seu dinheiro. Você só precisa definir o valor que deseja guardar mensalmente, tendo feito isso, basta programar a transferência para que seu dinheiro seja enviado automaticamente para outra conta. Tente formar uma reserva de emergência, depois que conseguir isso, procure economizar para juntar dinheiro para atingir seus objetivos.

Qual é o significado de poupar?

Poupar é o mesmo que economizar, e se refere ao ato de separar parte de seu dinheiro pensando no futuro. Um exemplo é o fundo de emergência, o qual você precisa poupar dinheiro até conseguir que esse fundo esteja formado. Pode ser poupar para vários fins, como, para uma vigem, para comprar um carro, etc.

Como focar em não gastar?

Como já falei anteriormente, algo que pode te auxiliar muito na hora de economizar é ter um objetivo, seja de fazer um fundo de emergência, uma viagem, um carro, uma reforma que tanto queria fazer, não importa qual seja esse objetivo. Procure sempre olhar para ele na hora de gastar. Estipule um valor mensal que precisa separar para não mexer nele, é como formar um cofrinho. Você vai deixar esse dinheiro separado exclusivamente para o seu objetivo. 

Então sempre que você for gastar pense naquela tão sonhada viagem que você gostaria de fazer, e com isso você poderá tirar o seu foco de gastar e focar em outro objetivo.

Quais os benefícios de guardar dinheiro?

Guardar dinheiro pode trazer muitos benefícios. Não gastando desenfreadamente você sempre terá dinheiro para atender às suas necessidades tranquilamente. Poderá comprar aquela moto que sempre quis, fazer aquela viagem em família com tranquilidade. Sem contar que você também pode deixar suas contas em dia, não ficará atolado em dívidas e também não correrá o risco de ficar com o nome sujo.  

Guardar dinheiro pode ser algo importante, com esse dinheiro guardo você pode criar um fundo de emergência, o qual será bem útil na hora de um imprevisto ou situação inesperada como problema de saúde, uma reforma urgente na sua casa, entre outros. Quando agente tem um dinheirinho reserva ficamos mais tranquilos na hora de um perrengue, pois você sabe que tem um dinheiro guardado que pode ser bastante útil.

Similar Posts