Cartão de Crédito Finanças

Anuidade do cartão de crédito: Tire suas dúvidas sobre o assunto!

Os cartões de crédito tem se tornado a forma mais utilizada para pagamentos no nosso dia a dia. Isso se deve ao fato da facilidade em utilizar os cartões, uma vez que, não é necessário portar moeda convencional, tornando muito mais cômoda a vida do consumidor, que com uma simples aproximação do cartão na maquininha, pode pagar determinada conta de forma simples e rápida, mas conta com uma taxa de anuidade do cartão de crédito.

Entretanto, a maior parte desses cartões cobram uma taxa, conhecida como anuidade, que pode ser paga de forma integral ou parcelada. A maioria das pessoas não sabe ou não entende o motivo dessa cobrança e acabam pagando sem saber. Portanto, se você faz parte desse grupo de pessoas que desconhece a anuidade, continua a leitura deste artigo e fique por dentro de todas as informações que separamos a respeito do tema.

Veja também:
O que são milhas? Como utilizar as milhas do cartão?
Qual a vantagem de ter uma conta MEI? Veja como abrir uma!
Qual é o melhor banco digital para abrir uma conta?

O que é a anuidade de um cartão?

A anuidade do cartão de crédito é uma taxa cobrada por grande parte das instituições financeiras que emitem cartões, sendo uma taxa imposta para que o cliente possa usá-los. A justificativa de cobrança dessa taxa é a de que através dela, o cliente pode desfrutar de todas as vantagens e benefícios disponibilizados pelo cartão de crédito, como, por exemplo, o acumulo de pontos, acesso a salas VIP em aeroportos ao redor do país, seguros e assistências.

A cobrança dessa anuidade é regulamentada pelo Banco Central do Brasil, conforme a Resolução 3919. Através dessa resolução, restou estabelecido que a taxa de anuidade pode ser cobrada a cada 12 meses, devendo ser divulgada de maneira clara e expressa, para que todos os clientes tenham acesso e decidam por aceitar ou não o cartão de crédito com essa anuidade.

Cabe ressaltar que essa recusa por parte do cliente diz respeito ao cartão como um todo, não em relação apenas a anuidade, que em alguns casos pode chegar aos valores próximos a R$1500. Portanto, o cliente não pode aceitar o cartão e recusar a anuidade. Caso ele aceite o cartão de crédito, estará aceitando também o pagamento da anuidade, da forma como foi acordado na hora da contratação do serviço.

Para que serve a anuidade?

Como já mencionamos anteriormente, os valores referentes a anuidade tem como causa justificadora a utilização do cartão de crédito e os seus benefícios, ou seja, é uma taxa paga pelo cliente para que possa usar determinado cartão de crédito, assim como usufruir de benefícios como descontos especiais fornecidos por ele, seguros de vida, de saúde, de aluguel de veículos, entre vários outros, assim como assistências médicas, odontológicas, para o pet, etc., acumulo de pontos para serem trocados por produtos e acesso a sala VIP.

Entretanto, essa justificativa está bastante ultrapassada, uma vez que, atualmente, existem vários cartões de crédito disponíveis no mercado que não possuem qualquer tipo de taxa, desde transferências, anuidade, etc., mas que proporcionam os mesmos serviços e benefícios que os cartões que possuem anuidade. Dessa forma, é uma coisa que deve-se levar em consideração antes de adquirir o seu novo cartão de crédito.

Quanto custa a anuidade de um cartão de crédito?

Os valores referentes a anuidade dos cartões de crédito podem variar de acordo com cada instituição de crédito que os emite, além do tipo de cartão escolhido, ou seja, cartões convencionais possuem uma taxa de anuidade mais baixa e, em alguns casos, são isentos do pagamento dessa taxa, como no caso dos cartões de crédito do Banco Inter ou da Nubank, que são totalmente gratuitos.

Já os cartões de crédito destinados a pessoas com uma renda mais alta, como os cartões das versões Platinum, Gold, Black, etc., possuem uma taxa de anuidade bastante alta, com valores que podem exceder facilmente os R$1000. Portanto, ao escolher um cartão de crédito, fique atento aos valores cobrados em sua anuidade, uma vez que, quanto mais exclusivo o cartão de crédito for, mais caro será o valor cobrado.

É possível cancelar a anuidade do cartão de crédito?

Não é possível cancelar a anuidade do cartão de crédito, dado que, ao assinar o contrato e concordar com os termos impostos, você concorda expressamente com os encargos que o cartão possui, entre eles a anuidade. Porém, nem tudo está perdido. Existem formas de diminuir o valor da anuidade ou até mesmo ficar isento do seu pagamento, entretanto, essas formas devem estar expressas no contrato.

Portanto, se o cliente está enfrentando problemas em relação ao pagamento dessa taxa, o ideal é conversar com o seu Banco e tentar buscar uma forma de ajustar essa taxa, de modo que seja possível pagá-la sem comprometer outras obrigações financeiras que o cliente possui.

Como reduzir a anuidade do cartão de crédito

Existem 2 maneiras previstas nos termos de contratação dos cartões de crédito, onde é possível angariar um abate no valor cobrado pela anuidade do cartão de crédito. Essas formas estão expressas e são demonstradas na hora em que o cliente vai assinar o termo de adesão do cartão de crédito e podem ser feitas da seguinte maneira: através de uma negociação com o banco ou através de objetivos impostos pela instituição financeira responsável.

Assim, é possível realizar uma negociação do valor cobrado pela anuidade, caso o cliente entenda que esse valor cobrado é extremamente alto e está acima do que ele é capaz de pagar. Dessa forma, caso ele seja um bom cliente, com um histórico financeiro considerável, a instituição financeira responsável pela emissão do cartão de crédito irá diminuir o valor cobrado nessa anuidade, evitando que o cliente abandone o cartão de crédito.

Alguns cartões oferecem uma espécie de objetivo, onde é possível abater metade do valor da anuidade ou torná-la 100% gratuita. Um exemplo disso é o valor imposto por essas instituições em relação à fatura, que dispõe da seguinte maneira: se o cliente gastar mil reais no mês, o valor da fatura será abatido em 50%. Caso o cliente gaste dois mil reais no mês, o valor da fatura será abatido em 100%.

Portanto, a depender da instituição financeira escolhida, é possível diminuir a taxa de anuidade cobrada pelo cartão de crédito, através das duas maneiras citadas anteriormente, desde que elas estejam expressas no contrato de adesão, ficando a cargo do cliente observar se existe essa previsão.

Como saber se meu cartão tem anuidade ou não?

Como já mencionamos anteriormente, essa informação é repassada no momento em que o cliente está contratando os serviços do cartão de crédito, mais precisamente na hora da assinatura no termo de adesão. É lei que essa informação seja repassada de maneira clara e expressa ao cliente, evitando que ele contrate serviços com encargos que não seja capaz de suportar.

Quando vale a pena pagar anuidade de cartão de crédito?

Pagar a anuidade do cartão de crédito só vale a pena em uma situação específica: quando os benefícios ofertados por esse cartão de crédito forem superiores aos valores pagos por essa anuidade, ou seja, quando os descontos, pontos, seguros, assistências, produtos e serviços forem tão bons que ultrapassem o valor pago mensalmente nessa anuidade.

Portanto, ao encontrar um cartão com uma alta taxa de anuidade, mas com pouquíssimos benefícios atrelados a ele e a sua bandeira, o ideal é continuar pesquisando por outros cartões de crédito, até encontrar um que seja exatamente o que você precisa, contando com ótimos benefícios e vantagens capazes de superar o valor pago pela anuidade, como nos casos em que são oferecidos cartões com anuidade grátis e excelentes benefícios.

Similar Posts