Sem categoria

A importância de se ter RESERVA FINANCEIRA

A pandemia mostrou aos brasileiros a importância de se ter reserva financeira, pois a meio a crise é muito fácil ficar desempregado, como paga as contas dessa forma? Aqui irei te mostrar dicas super importantes para você adquiri-las  no seu cotidiano, sendo assim em uma crise futura você já sabe quais passos serão necessários para não ficar no vermelho. 

Primeiramente, o segredo de tudo é saber equilibrar o desejo de gastar, para não sair comprando coisas extremamente desnecessárias que você já possa até possuir. Sem falar que alguns itens subiram de preço e podem ser substituídos por outros. Procurar alternativas com preços mais em conta pode fazer muita diferença. Reservas financeiras são, antes de tudo, importantes para gastos imprevistos. Por exemplo, em saúde ou no conserto do carro ou do imóvel, Se você tiver um dinheirinho sobrando, procurem, primeiro, quitar dívidas que, em função dos juros, estejam crescentes.

Compras Online

Os especialistas em economia colocam a opção de compras online como mais vantajosa por vários motivos. Alguns deles são a facilidade de comparar preços sem se deslocar de um estabelecimento para outro. Isso já faz com que  o consumidor não gaste dinheiro com o transporte. Sem falar que os produtos em geral são bem mais baratos do que os que estão à venda em lojas físicas.

CDI ou CDB

Reducação salarial

Muitas pessoas sentiram o  impacto com os problemas que  2020 trouxe, além do coronavírus, tiveram que reorganizar seus orçamentos. A redução salarial combinada entre empresa e empregado, como uma solução para evitar a demissão.

Sendo assim, em primeiro lugar, o problema deve ser  compartilhado com a família. Ter uma conversa direta com todos os  familiares  é muito útil porque alinha a situação e o entendimento, fazendo com que todos passem a dar mais valor ao dinheiro que entra, que cooperem na redução de gastos e que entendam o momento vivido.A partir daí, analisar o que pode ser cortado e que gastos podem ser adiados. É extremamente importante também entender que não se pode contar antecipadamente com uma melhora no futuro, e que se fazer um empréstimo ou entrar em cheque especial nada mais é que empurrar para a frente a conta a ser paga. 

Poupança

O valor da sua reserva se acontecer algum contratempo deve ser de pelo menos 6 vezes o total de suas despesas mensais. Por exemplo, suponha que a soma de todas as suas contas a pagar no mês sejam de R$ 6 mil, multiplicando o valor por 5 temos um total de R$ 30 mil. Essa seria uma quantia suficiente para você se manter sem renda nenhuma por pelo menos meio ano. Esse dinheiro é importante ressaltar que você não deve mexer com frequência. Ou seja, se no final do mês você ficou com vontade de adquirir algum bem por impulso, não é da reserva de emergência que o capital deve vir. Ela precisa ser mantida intocável sempre que possível, sendo utilizada somente em caso de necessidade.

As vantagens que uma reserva financeira pode proporcionar

  • traz mais segurança para o seu futuro
  • permite se planejar para novos investimentos
  • evita o endividamento
  • coloca à disposição um dinheiro rápido para emergências

Agora que você já sabe como se preparar e fazer uma reserva financeira para não ficar no vermelho em uma próxima crise futura, estarei disponibilizando este site para que você possa se aprofundar ainda mais neste assunto.

Similar Posts